Desempenho de estudantes da rede pública melhora entre 2022 e 2025, aponta MEC

Os indicadores de rendimento escolar de estudantes que concluíram o ensino médio na rede pública apresentaram melhora entre 2022 e 2025, segundo dados divulgados nesta sexta-feira (26) pelo Ministério da Educação (MEC), com base no Censo Escolar 2025, elaborado pelo Inep.

No período, a taxa de reprovação caiu 62%, o abandono escolar recuou 61% e o atraso escolar diminuiu 28%. Já a taxa de aprovação teve crescimento de 11%, indicando avanço no fluxo escolar da rede pública.

De acordo com o MEC, os resultados estão relacionados a políticas implementadas a partir de 2023, como o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, o Escola em Tempo Integral, a Estratégia Nacional de Escolas Conectadas e o programa Pé-de-Meia, além de mudanças no Enem.

O levantamento também aponta queda de 28% na taxa de não retorno ao ensino médio. Segundo o Inep, caso o índice tivesse permanecido no patamar de 2022, o país teria cerca de 250 mil estudantes a menos na etapa em 2025.

Entre as ações destacadas, o Pé-de-Meia já beneficiou 7,2 milhões de estudantes desde 2024, com incentivo financeiro à permanência e conclusão dos estudos. Na educação básica, o índice de alfabetização subiu de 36% em 2021 para 66% em 2025, enquanto o ensino em tempo integral passou de 15,1% para 25,8% das matrículas.

Na área de infraestrutura, o número de escolas públicas com internet cresceu 43,7% entre 2023 e 2025, chegando a cerca de 100 mil unidades conectadas. Já o Enem teve aumento de 46% nas inscrições de concluintes da rede pública no período.