O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou contratos para concluir a planta da Unidade de Fertilizantes Nitrogenados III, em Três Lagoas, em Mato Grosso do Sul. A unidade, cujo contrato de conclusão foi assinado nesta quinta-feira (25), integra Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e mais de R$ 5 bilhões devem ser investidos para que seja finalizada.
Lula aproveitou a oportunidade para ressaltar o compromisso com tornar o Brasil independente no que tange à importação de fertilizantes do mercado estrangeiro. “Podem ficar certos, esse país vai construir sua soberania, sendo independente de importação de fertilizantes dos outros países. É apenas esperar que a gente vai ver o que vai acontecer”.
A unidade, que estava paralisada desde 2015, teve retomada confirmada pela Petrobrás depois da realização de uma nova reavaliação técnica e econômica, responsável por atestar a viabilidade do projeto. O Palácio do Planalto afirmou, em nota, que a unidade é estratégica para ampliar a produção nacional de fertilizantes, com intuito de fortalecer, além da independência do país, a segurança alimentar.
“Quando entrar em operação comercial, prevista para 2029, a unidade terá capacidade para produzir 3,6 mil toneladas diárias de ureia granulada e 2,2 mil toneladas diárias de amônia, totalizando cerca de 1,3 milhão de toneladas de ureia por ano, volume equivalente a aproximadamente 16% da demanda nacional pelo insumo”, publicou Palácio do Planalto.

