Bahia registra dois casos confirmados de Mpox em 2026

A Bahia registrou dois casos de Mpox entre janeiro e esta quinta-feira (19), segundo a Secretaria da Saúde do Estado. Além das confirmações, outros dois casos seguem em investigação e três já foram descartados após exames. Nenhuma das ocorrências tem relação com o período do carnaval.

Um dos casos confirmados foi atendido em Vitória da Conquista. A paciente é uma mulher que não reside no município, mas procurou atendimento no Hospital Geral da cidade. De acordo com a prefeitura, ela está em isolamento e apresenta boa evolução clínica.

O outro paciente recebeu atendimento em uma unidade de saúde de Salvador. Ele é natural de Osasco, em São Paulo.

A Mpox é provocada por um vírus da mesma família da antiga varíola. A transmissão ocorre principalmente pelo contato direto com a pele de uma pessoa infectada, sobretudo quando há lesões, mas também pode acontecer por meio de secreções e pelo compartilhamento de objetos pessoais, como roupas e toalhas.

Os sintomas mais comuns incluem febre, dor de cabeça e muscular, cansaço, inchaço dos gânglios e erupções na pele que começam no rosto e podem se espalhar pelo corpo, principalmente para mãos e pés.