“A lei deve seguir seu curso”, diz rei Charles III após prisão do irmão

O rei Charles III declarou nesta quinta-feira (19) que “a lei deve seguir seu curso” após a prisão de seu irmão mais novo, Andrew Mountbatten-Windsor, sob suspeita de má conduta em cargo público. O monarca afirmou que dará apoio total ao trabalho da polícia e disse ter recebido a notícia com “profunda preocupação”, evitando comentar detalhes por se tratar de um processo em andamento.

A prisão ocorre no contexto de uma investigação da Polícia do Vale do Tâmisa sobre suspeitas de que Andrew teria repassado documentos confidenciais do governo ao criminoso sexual Jeffrey Epstein, segundo arquivos recentemente divulgados pelo governo dos Estados Unidos. A polícia confirmou a detenção de um homem na casa dos 60 anos, sem divulgar o nome, em conformidade com diretrizes nacionais.

Andrew, segundo filho da rainha Elizabeth II, afastou-se da vida pública em 2019 após uma entrevista amplamente criticada à BBC sobre sua relação com Epstein. Ele sempre negou irregularidades, afirmou lamentar a amizade e não comentou os novos desdobramentos desde a divulgação dos documentos.