Mais de 24 mil exames foram realizados em postos de testagem de ISTs no Carnaval da Bahia

Os postos de testagem de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) já somam mais de 24 mil exames realizados durante o período de Carnaval. O balanço foi divulgado, nesta segunda-feira (16) pela Secretaria Saúde do Estado (Sesab), que além da testagem rápida, também informou que foram distribuídos mais de 715 mil preservativos através da ação #CamisinhaTáNaMão.

Durante os dias do festejo em Salvador, 16.705 testes foram realizados nos estandes localizados na Barra e em Ondina. O balanço foi de 22 resultados positivos para HIV, 285 para sífilis, três para hepatite B e 14 para hepatite C. Dos casos reagentes de sífilis, 68 pessoas optaram por iniciar o tratamento imediatamente, enquanto os que testaram positivo para HIV foram encaminhados para consulta com infectologista.

Em Porto Seguro, durante o mesmo período, 3.056 testes foram realizados, sendo quatro reagentes para HIV, um para hepatite C e 34 para sífilis. Ao total, 11 pessoas iniciaram o tratamento de imediato. Já em Brumado, com três dias de festa, foram feitos 3.876 testes e 51 casos de sífilis tiveram registro e 9 pessoas iniciaram o tratamento no local.