A Rússia atacou com drones diversas regiões da Ucrânia durante a noite e deixaram pelo menos quatro mortos, entre eles uma mulher e seu filho de 10 anos, e provocaram falta de energia para milhares de pessoas, segundo autoridades ucranianas nesta segunda-feira (9). As duas vítimas morreram após um ataque a uma área residencial em Bohodukhiv, na região de Kharkiv.
Na mesma região, ao menos seis pessoas ficaram feridas. De acordo com a Força Aérea da Ucrânia, a Rússia lançou 11 mísseis balísticos e 149 drones durante a ofensiva noturna. Do total, 116 drones foram abatidos ou neutralizados, e parte dos mísseis foi interceptada antes de atingir os alvos.
Os ataques ocorreram apesar das negociações de paz em andamento, mediadas pelos Estados Unidos. O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, afirmou que o governo Trump deseja que Moscou e Kiev cheguem a uma solução para encerrar a guerra antes do verão.
Em Odessa, no sul do país, uma grande ofensiva com drones matou uma pessoa e feriu outras duas, além de danificar infraestrutura residencial e um gasoduto, segundo o governador Oleh Kiper. Já na região de Chernihiv, no norte, um homem de 71 anos morreu e ao menos quatro pessoas ficaram feridas após ataques que destruíram prédios residenciais, de acordo com o governador Viacheslav Chaus.
Na região de Dnipropetrovsk, no sudeste, nove pessoas ficaram feridas, incluindo uma menina de 13 anos. No oeste do país, perto da fronteira com a Polônia, uma subestação de alta tensão foi danificada na região da Volínia, deixando mais de 80 mil consumidores sem energia. A infraestrutura crítica segue funcionando com o uso de geradores enquanto o fornecimento é restabelecido.

