Congresso inicia análise do acordo Mercosul–União Europeia nesta semana

O Congresso Nacional inicia nesta terça-feira, 10, a análise do acordo de livre comércio entre o Mercosul e a União Europeia, assinado em janeiro, no Paraguai, após mais de 25 anos de negociações. A primeira etapa ocorre no Parlasul, colegiado formado por senadores e deputados responsável por acompanhar temas relacionados ao bloco regional.

Concluída essa fase, o texto será transformado em projeto de decreto legislativo e encaminhado à Câmara dos Deputados. Para acelerar a tramitação, o presidente da Casa, Hugo Motta, determinou a criação de uma comissão especial, evitando a passagem por diversas comissões temáticas. Parlamentares também negociam um acordo para levar o texto diretamente ao plenário após o aval do Parlasul.

A prioridade reflete a estratégia do governo brasileiro de aprovar o acordo ainda em 2026 e reforçar o compromisso com a abertura comercial. Caso o Congresso aprove o tratado no primeiro semestre, o Brasil não precisará aguardar a ratificação de outros países do Mercosul para que o acordo produza efeitos.