José Dirceu diz que Lula venceu todas as batalhas no Congresso: “estamos avançando”

O advogado e ex-ministro da Casa Civil José Dirceu afirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não sofreu derrotas do Congresso Nacional nas principais agendas que o governo buscou aprovar. A avaliação foi feita nesta quinta-feira (5), durante o Jornal da Metropole no Ar. Dirceu está em Salvador, onde participa de um evento do Partido dos Trabalhadores (PT) que segue até o final de semana.

“O Congresso deu ao presidente Lula tudo o que ele queria. Não teve nada, não sofreu nenhuma derrota do Congresso nessas questões. Agora acabou de aprovar o Vale Gás e vai aprovar o fim da escala 6×1, que, aliás, já é uma realidade, que a juventude não vai aceitar trabalhar 6×1 por 1.800 reais”, disse.

Para Dirceu, a leitura sobre um Congresso hostil precisa ser relativizada, já que parte expressiva das grandes bancadas integra a base governista. “A questão do Congresso é relativa, porque, ao mesmo tempo que a direita se fortaleceu, cinco partidos têm 250 deputados, mas quatro deles estão no governo […] Isso mostra a habilidade e a competência nossa, particularmente do nosso presidente, de conduzir e governar o Brasil, fazer o Brasil crescer, empreender, crescer, renda crescer, se defender do tarifaço, conseguir mais avanços sociais”, reforçou.

Segundo o ex-ministro, mesmo com um Legislativo fortalecido financeiramente, o governo conseguiu avançar em pautas estruturantes. “Aprovou a PEC da transição, o IVA, imposto sobre fundos, offshore, isenção do imposto de renda. Estamos avançando”, concluiu..

Confira a entrevista na íntegra: