A cirurgiã-dentista Silvania Rocha falou, em entrevista à Rádio Metropole nesta quarta-feira (4), sobre a mudança geracional em relação ao medo de ir ao dentista e explicou como a evolução dos procedimentos influenciou a forma como diferentes faixas etárias encaram o atendimento odontológico.
Segundo a especialista, o receio ainda é muito presente entre pessoas com mais de 40 anos, principalmente por experiências traumáticas vividas no passado. “São vários fatores que dão medo na geração dos 40, 50, 60 anos. Antes sentavam na cadeira e os dentistas diziam ‘se sentir dor você avisa que aplico anestesia’. Antes era cruel”, afirmou.
Silvania apontou que a realidade mudou significativamente com o avanço da tecnologia e das técnicas de anestesia, o que impactou diretamente as gerações mais novas. “A geração de 30 já não tem medo de dentista porque já foi com anestesia. Antes era uma sensação horrorosa, hoje não é e tem que ser sem dor”, ressaltou a cirurgiã-dentista, ao defender que o atendimento odontológico atual deve priorizar o conforto e a ausência de sofrimento para os pacientes.
Confira a entrevista na íntegra:

