Viagem de Lula aos EUA pode zerar tarifas sobre produtos brasileiros, diz Alckmin

O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB), afirmou que a viagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva aos Estados Unidos, prevista para março, tem como objetivo principal negociar o fim das tarifas comerciais ainda aplicadas pelo governo norte-americano sobre produtos brasileiros. As informações são da TV Globo.

“A expectativa é positiva e muito focada na relação Brasil e EUA. Já melhorou. Nós tínhamos 37% da exportação brasileira para os EUA agravada pelo tarifaço, reduziu e hoje está em 22%”, afirmou Alckmin.

Em novembro, a Casa Branca zerou a alíquota de 40% sobre parte dos produtos agrícolas do Brasil, como carne bovina, café, cacau, frutas, vegetais, nozes e fertilizantes. Apesar disso, alguns setores ainda estão sujeitos a tarifas de até 50%, principalmente produtos agrícolas e da indústria.

Além da pauta comercial, Lula e Trump devem discutir outros temas da agenda bilateral no possível encontro de março, como a crise na Venezuela, a situação política na América Latina e o combate ao crime organizado. Alckmin reforçou que o foco agora é avançar nas negociações para eliminar totalmente as tarifas remanescentes.