Lula prepara ato no Planalto para relembrar invasão de 8 de janeiro

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva planeja realizar, no início de janeiro, um evento no Palácio do Planalto para relembrar a invasão às sedes dos Três Poderes ocorrida em 8 de janeiro de 2023. A iniciativa deve contar com a presença de ministros do governo e dos presidentes da Câmara dos Deputados, do Senado Federal e do Supremo Tribunal Federal.

A informação foi confirmada pelo líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), em entrevista aqui na Rádio Metrópole, nesta segunda-feira (22). Segundo o senador, a intenção do presidente é reforçar a memória sobre os ataques à democracia brasileira.

“Dia 8 de janeiro o presidente Lula vai fazer um ato para que a gente não deixe passar a lembrança daquele dia triste que foram afrontar a democracia. E não sei que dia que ele vai assinar o veto, mas ele vai assinar o veto daqui até o dia 8 de janeiro”, afirmou Wagner.

Lula já havia orientado ministros a estarem em Brasília na data para participar do ato simbólico, que deve marcar mais um ano dos ataques. A expectativa é que o evento siga o modelo das cerimônias realizadas em 2024, com discursos e manifestações em defesa da democracia e das instituições.