A diretora de conteúdo e programação da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Antonia Pellegrino, celebrou as transformações realizadas sob sua gestão, que consolidaram a nova identidade da comunicação feita pela EBC. Em entrevista ao Jornal Metropole no Ar desta terça-feira (21), Antonia Pellegrino revelou que encontrou diversos desafios ao assumir o cargo, começando pelo cenário em que a comunicação pública e a comunicação governamental estavam misturadas. Além disso, como forma de reacender a chama da EBC, a partir da reestruturação, ela também disse que a retomada do programa Sem Censura seria, sem dúvidas, uma das melhores alternativas para tal.
“A tarefa a qual eu me dediquei foi a de recuperar algumas marcas fortes do canal, porque o canal precisava ser revigorado, o canal estava na UTI, digamos assim. E aí, como fazer isso? O canal tinha algumas marcas importantes, o Sem Censura sendo a mais importante delas. Então, obviamente, vamos nos dedicar, decidimos tomar esse caminho de recuperar o programa. Mas como? Recuperar como? Vamos reformular o programa? Eu falei, não, vamos fazer o seguinte, vamos beber na fonte do próprio programa, vamos pegar aquela identidade, aquilo que fez sucesso, aquela roda de conversa, aquela cadeira que gira, com a apresentadora no meio, e trazer isso para uma estética de hoje, para uma pegada mais contemporânea, com uma pessoa carismática, solar, porque é um programa de tarde no Rio de Janeiro. Então, ter essa característica solar, acolhedora, da escuta. Estamos numa sociedade onde todo mundo fala e pouco se escuta. Então, recuperar um espaço de diálogo, mas, sobretudo, um espaço de escuta”, declarou Antonia Pellegrino.
Pellegrino também revelou que, durante a reformulação, surgiu a questão: quem seria o nome ideal para ancorar o programa principal da TV Brasil? Ela disse que muitos nomes foram cogitados, mas foi o diretor do programa, Bruno Barros, quem apresentou a sugestão de Cissa Guimarães. Em resposta, a diretora de conteúdos respondeu que “não havia qualquer dúvida”. Com a equipe engajada, os ajustes necessários foram feitos, e nove meses depois o programa estreou. Desde então, Pellegrido aponta que o Sem Censura tem se mostrado um verdadeiro fenômeno. Com mais de 150 milhões de visualizações nas redes sociais e um crescimento de 85% na audiência no último ano, inclusive, recebendo o Prêmio APCA, que é um dos mais importantes para produções audiovisuais.
Confira o programa completo: