O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou neste sábado (21) a decisão de elevar as tarifas globais de 10% para 15%.
A declaração ocorreu após a Suprema Corte dos Estados Unidos rejeitar as tarifas adotadas nos últimos meses. Em mensagem publicada na rede social Truth Social, Trump afirmou que a nova alíquota entra em vigor imediatamente e atinge países que, segundo ele, exploram os Estados Unidos há décadas.
Na publicação, o republicano também disse que, nos próximos meses, o governo vai definir e divulgar novas tarifas dentro dos limites legais, dando continuidade ao processo que, segundo ele, tem sido bem-sucedido. O anúncio reforça o discurso feito pelo presidente na sexta-feira (20).
Trump classificou a decisão da Suprema Corte como “profundamente decepcionante” e criticou os magistrados que votaram contra as medidas. Em coletiva realizada na sala de imprensa da Casa Branca, o presidente afirmou estar envergonhado dos juízes que, segundo ele, não tiveram coragem de agir em favor do país.

