Durante entrevista à TV India Times, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou que o tema principal que deseja debater com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na reunião prevista para março em Washington, é o combate ao narcotráfico.
“Vamos encontrar os traficantes do crime organizado, vamos fazer isso juntos”, disse em entrevista na manhã desta sexta-feira (20), no horário de Brasília. O presidente visitou a Índia para participar da Cúpula de Impacto da Inteligência Artificial, em Nova Déli, a convite do primeiro-ministro Narendra Modi.
Lula declarou ainda o interesse de que os brasileiros presos nos EUA sejam enviados ao Brasil para serem julgados sob a legislação brasileira. O tema está ligado à prisão de Nicolás Maduro pelo governo americano. Ainda em entrevista, o mandatário brasileiro afirmou que Maduro deveria ser julgado na Venezuela, e não fora do seu país. “O que importa agora é restabelecer a democracia na Venezuela, isso é o mais importante. E acredito que, se Maduro tiver que ser julgado, ele deve ser julgado em seu país, não no exterior”, disse.
Outro tema que deve ser discutido no encontro dos líderes, segundo Lula, é sobre a exploração de minerais críticos e terras raras, de forma que garanta a soberania do Brasil, permitindo que o processamento dos materiais permaneça no país para fortalecer a indústria local.

