Nem todo suspense policial precisa reinventar o gênero para funcionar. Esse é o caso de Detetive Alex Cross, que acaba de chegar à segunda temporada no Prime Video. A série acompanha um investigador que usa a psicologia para analisar o comportamento humano e solucionar casos de grandes proporções. Entre reviravoltas, a história combina suspense e ação com um drama pessoal que atravessa questões raciais e dilemas morais.
Quando tais dilemas deixam de ser individuais e passam a envolver decisões que podem afetar um país inteiro, o suspense policial pode atingir uma escala ainda maior. É essa a linha de costura para O Agente Noturno, que acaba de chegar à terceira temporada na Netflix, mantendo o ritmo acelerado e tramas cheias de reviravoltas. A série acompanha investigações que misturam conspirações políticas, ameaças internas e pitadas de romance, capazes de deixar a narrativa mais interessante.
E se, nas séries de suspense, o romance aparece, volta e meia, mesclado ao perigo, em Eternidade ele é o próprio elemento de conflito. O filme da Apple TV, estrelado por Elizabeth Olsen (Feiticeira Escarlate) e Miles Teller (Whiplash), parte de uma premissa curiosa: no paraíso, a protagonista precisa decidir com quem vai passar a eternidade: o marido com quem construiu uma vida sólida ou o primeiro amor que marcou sua juventude. Misturando comédia e romance, a história alimenta um debate leve sobre destino e memória.
Por outro lado, nem toda memória é afetiva, mas precisa ser lembrada para que não se repita. Essa é a proposta de Filhos do Chumbo, minissérie da Netflix inspirada em fatos da realidade e ambientada nos anos 70. O roteiro acompanha uma médica que descobre casos de intoxicação por chumbo em crianças que vivem perto de uma fábrica e passa a enfrentar a resistência das autoridades para expor o problema. Ao transformar o caso em drama, a série aposta na tensão para mostrar que certas histórias não podem ser esquecidas.
Detetive Alex Cross
★★★
Prime Video
Série, 2 temporadas
Ação e Mistério
O Agente Noturno
★★★★
Netflix
Série, 3 temporadas
Suspense e Drama
Eternidade
★★★
Apple TV
Filme
Comédia Romântica
Filhos do Chumbo
★★★★
Netflix
Minissérie, 6 episódios
Drama
Tesouro Nacional
Salve Geral: Irmandade Na Netflix, o filme bebe da fonte de Tropa de Elite e Cidade de Deus para expandir o universo da série Irmandade, protagonizada por Seu Jorge. O longa aposta em uma combinação eficiente de ação e suspense ao imaginar uma guerra entre facções e a polícia de São Paulo. É a tensão que conduz a narrativa, com destaque para a direção, capaz de guiar o olhar do espectador e sustentar o ritmo até o fim.
Laranjada
Love me Love me Disponível no Prime Video, o filme aposta no clichê de um triângulo amoroso e mal consegue sustentar as próprias cenas de romance. O roteiro é previsível, os personagens são rasos e os conflitos têm tão pouca emoção que parecem criados por alguma inteligência artificial. Falta química no elenco e motivo para torcer por qualquer casal dessa história. Se for para abusar do lugar comum, que ao menos façam direito.
Novo, mas nem tanto
Predador – Terras Selvagens Lançado em 2025 e recém-chegado ao Disney+, o filme busca dar novo fôlego à franquia Predador, iniciada em 1987. A proposta é inverter a lógica clássica da saga e colocar o caçador na posição de caça, ampliando o jogo de sobrevivência que sempre marcou as películas anteriores. Estrelado por Elle Fanning (Valor Sentimental), o longa usa ação e aventura para explorar um planeta hostil e conflitos que expandem sua mitologia única.

