O atacante Kylian Mbappé, do Real Madrid, pediu nesta terça-feira (17) o banimento de Gianluca Prestianni, do Benfica, da UEFA Champions League após acusação de ofensa racista contra Vinícius Júnior. O caso ocorreu durante a vitória do time espanhol por 1 a 0, em Lisboa, e levou o árbitro François Letexier a acionar o protocolo antirracismo, com paralisação de 11 minutos.
Em entrevista a repórteres na zona mista, após a partida, Mbappé afirmou: “Não podemos aceitar que exista um jogador na principal competição de clubes da Europa que se comporte dessa maneira. Esse cara não merece mais jogar a Champions League”. Ele acrescentou: “Precisamos dar um exemplo para todas as crianças que estão nos assistindo em casa. O que aconteceu hoje é algo inaceitável, porque o mundo inteiro está nos vendo”. Questionado se houve pedido de desculpas, respondeu: “Claro que não”.
Prestianni negou a acusação em publicação no Instagram. “Quero esclarecer que em nenhum momento dirigi insultos racistas a Vini Jr, que infelizmente entendeu mal o que achou que ouviu”, escreveu. Também declarou: “Nunca fui racista com ninguém e lamento as ameaças que recebi de jogadores do Real Madrid”.
Vinícius Júnior se manifestou nas redes sociais. “Racistas são, antes de tudo, covardes. Precisam cobrir a boca com a camisa para mostrar o quanto são fracos. Mas têm a proteção de outros que, teoricamente, têm a obrigação de puni-los. Nada do que aconteceu hoje é novo na minha vida ou na vida da minha família”, publicou.

