Uma criança de apenas um mês foi encontrada sozinha na manhã do último domingo (15), nas proximidades da Praça da Piedade, no circuito Osmar (Campo Grande), durante o carnaval de Salvador. O bebê estava em meio à multidão, sem a presença de qualquer responsável legal. Os pais, um casal em situação de rua, foram presos em flagrante após o caso.
De acordo com a Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE/BA), testemunhas relataram que a criança foi deixada no local após uma briga entre o pai e a mãe. Durante a discussão, os dois teriam se agredido e precisaram ser encaminhados para atendimento médico devido aos ferimentos, o que resultou na situação de abandono momentâneo. O caso foi identificado durante as itinerâncias realizadas pela instituição no Plantão do Carnaval 2026.
Assim que foi acionada, a equipe da Especializada de Defesa dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes (Dedica) mobilizou o Núcleo de Apoio Psicossocial (NAP) e localizou o bebê em acolhimento institucional. Segundo a defensora pública Carmen Novaes, a prioridade agora é acompanhar a situação da mãe, avaliar a rede de apoio familiar e adotar as medidas judiciais e extrajudiciais necessárias, sempre com foco na preservação da integridade física e emocional da criança.

