Em todo o Brasil, a primeira celebração do Dia Nacional da Axé Music acontece nesta terça-feira (17). Em Salvador, berço do movimento, a data será comemorada com uma programação especial no último dia oficial do Carnaval, culminando em um grande show no Pelourinho.
A festa começa às 21h, na Praça das Artes Mestre Neguinho do Samba, e promete reunir nomes históricos do gênero que nasceu na Bahia e conquistou o país, consolidando-se como um dos maiores movimentos culturais brasileiros.
A apresentação será guiada por dois representantes da nova cena musical baiana, Guigga Maraka e Ângela Velloso, sob direção artística de Manno Góes, cantor, compositor e um dos principais nomes da Axé Music, além de idealizador da homenagem.
No palco, Guigga e Ângela dividirão a cena com artistas que ajudaram a construir a trajetória do gênero desde sua origem, como Carla Visi, Gerônimo, Laurinha Arantes, Marcionílio, Zé Paulo, Joka e Zé Honório. O espetáculo promete revisitar clássicos e celebrar a força de um movimento que transformou o Carnaval da Bahia em vitrine nacional e internacional.
A banda-base do show também carrega essa história, tendo participado da projeção de Salvador no cenário musical brasileiro e no exterior. Para a ocasião, os artistas serão acompanhados por uma mini orquestra formada por quinteto de cordas, naipe de metais e coro, além de guitarra, baixo, bateria e percussão. Entre os músicos confirmados estão Joatan Nascimento, Gerson Silva, Paulinho Caldas e André Becker.

