Shoppings da Bahia terão que oferecer vagas com recarga para veículos elétricos

Os shoppings centers de toda a Bahia, considerados de porte médio ou superior, serão obrigados a oferecer vagas com pontos de recarga para veículos elétricos e híbridos. A determinação está prevista na Lei nº 15.120, promulgada no final de janeiro pela Assembleia Legislativa da Bahia (Alba). A norma estabelece o prazo de até um ano, a partir da publicação, para que a exigência passe a valer em todo o estado.

Serão obrigados a fornecer pontos de recargas shoppings centers tradicionais de porte médio, sendo aqueles compostos por diversas unidades comerciais, com administração única e centralizada, e Área Bruta Locável (ABL) superior a 20 mil m². Além de shoppings especializados de porte médio, que são aqueles voltados a nichos específicos de mercado, como outlets, com ABL superior a 10 mil m².

Os estabelecimentos deverão disponibilizar entre 5% e 10% das vagas de estacionamento para veículos elétricos e híbridos. Os padrões técnicos para a instalação dos pontos de recarga serão definidos em regulamento do Poder Executivo.

Aumento de carros elétricos na Bahia 

Entre 2022 e 2025, mais de 20 mil carros elétricos foram vendidos em toda a Bahia. O tema, que já foi capa do Jornal Metropole, reflete uma mudança gradual no perfil do consumidor baiano e não pode ser explicado apenas pelo discurso ambiental. O dado confirma uma tendência que vem se consolidando desde 2022, quando a eletromobilidade começou a ganhar tração de forma mais consistente no estado. 

Em Salvador, na comparação anual, as vendas saltaram de 3.660 veículos em 2024 para 5.262 em 2025, um crescimento de quase 44%, o número garante a sexta colocação no ranking nacional entre as capitais com maior volume de emplacamentos. Ao longo dos últimos quatro anos, Salvador acumulou 11.307 vendas de veículos elétricos, entre modelos 100% elétricos e híbridos.