O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, se encontrou neste sábado (7) com o presidente de Honduras, Nasry Asfura, na residência oficial de Mar-a-Lago, em Palm Beach, na Flórida. Em publicação na rede Truth Social, Trump afirmou que os dois países mantêm uma parceria próxima na área de segurança, com foco no combate a cartéis de drogas, deportação de migrantes em situação irregular e repressão a gangues.
“Discutimos muitos outros temas, incluindo investimentos e comércio entre nossos dois países. Ele ama o povo de Honduras e está focado em sua saúde, bem-estar, educação e prosperidade econômica.Estou ansioso para receber o presidente Asfura novamente nos Estados Unidos”, afirmou Trump.
Asfura tomou posse no mês passado após uma eleição acirrada, marcada por denúncias de fraude e acusações de interferência dos Estados Unidos. Durante o processo eleitoral, Trump declarou apoio público ao candidato conservador, chegou a ameaçar suspender ajuda financeira ao país caso ele não vencesse e acusou irregularidades na apuração sem apresentar provas, o que foi criticado por adversários políticos em Honduras.
Especialistas apontam que o apoio de Trump a Asfura faz parte de uma estratégia para fortalecer um bloco conservador na América Latina, que inclui líderes como Nayib Bukele e Javier Milei. A Organização dos Estados Americanos (OEA) informou que acompanha o processo eleitoral hondurenho e deve divulgar um relatório com avaliações e recomendações sobre o pleito.

