O governo dos Estados Unidos planeja realizar a primeira reunião do Conselho da Paz no dia 19 de fevereiro, em Washington, segundo uma autoridade americana e um diplomata de país convidado. O encontro está previsto para acontecer no Instituto da Paz dos EUA, rebatizado pelo presidente Donald Trump como Instituto da Paz Donald J. Trump. As informações são da CNN.
O conselho, presidido por Trump, foi inicialmente concebido para supervisionar a reconstrução da Faixa de Gaza após a guerra entre Israel e o Hamas. No entanto, a minuta da carta fundadora ampliou o escopo do órgão para tratar de conflitos globais e não faz menção direta ao território palestino. De acordo com uma autoridade americana, a reunião também deve ter como objetivo a arrecadação de recursos, embora os detalhes ainda estejam em definição.
O encontro será o primeiro desde a assinatura da iniciativa durante o Fórum Econômico Mundial, em Davos, em janeiro, e foi noticiado inicialmente pelo Axios. Cerca de duas dezenas de países já aderiram ao conselho, que enfrenta ceticismo internacional e questionamentos sobre uma possível tentativa de substituir o papel da Organização das Nações Unidas. Ainda não há confirmação sobre quais países participarão da reunião nem sobre o nível das representações.

