Brasil registra aumento de 1400% em casos de violência contra animais nos últimos quatro anos

Os casos de violência contra animais dispararam no Brasil nos últimos quatro anos. Dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) indicam um aumento de 1.400% nos registros de maus-tratos desde 2021. Só em 2025, foram contabilizadas 4.919 ocorrências, uma média de 13 por dia, 21% a mais que no ano anterior, envolvendo agressões que vão de espancamentos a enforcamentos e disparos de arma de fogo.

O assunto ganhou destaque nacional após o cão comunitário Orelha ser espancado em uma das regiões mais nobres de Florianópolis e precisar ser eutanasiado em 5 de janeiro devido a ferimentos graves. Quatro adolescentes são apontados como principais suspeitos das agressões, que aconteceram no dia 4 de janeiro e só foram denunciadas à Polícia Civil em 16 de janeiro.

A legislação brasileira prevê pena de detenção de três meses a um ano por maus-tratos, podendo aumentar em casos de morte. Apesar da lei de 2020, que endureceu as penas para crimes contra cães e gatos, grande parte dos agressores cumpre apenas punições alternativas, como serviços ou multas, sem distinção entre abandono, espancamento ou assassinato de animais.