Ao abrir os trabalhos da 4ª Sessão da 20ª Legislatura da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), nesta terça-feira (3), o governador Jerônimo Rodrigues (PT) afirmou que a Bahia pratica uma política de segurança pública com comando, estratégia e orçamento, e reafirmou a redução de 13% nas mortes violentas no último ano, o menor índice dos últimos 19 anos.
Segundo ele, o enfrentamento ao crime ocorre com firmeza, inteligência e foco no ataque às finanças das organizações criminosas. “Defendemos uma polícia forte, moderna, bem estruturada e eficaz, capacitada para enfrentar o crime organizado com inteligência, investigação e rigoroso cumprimento da legalidade”, declarou.
No discurso, Jerônimo ressaltou ações de transparência e controle, como o uso de câmeras corporais e o projeto de lei que institui o Código de Ética da Polícia Militar, além de operações de inteligência que ganharam repercussão nacional, a exemplo da Operação Primus. “Nós praticamos uma política de segurança pública que tem comando, estratégia e orçamento. Agimos com firmeza implacável contra o crime”.
Durante a solenidade, o governador também falou sobre a agenda de visitas aos municípios baianos, destacando que governar exige contato permanente com o território e sua população. Jerônimo afirmou já ter visitado 373 municípios e que pretende alcançar os 417 até o fim do ano, em viagens que vão além de compromissos protocolares.
Ele ainda ressaltou a sintonia com o governo federal, ao pontuar que a parceria com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fortalece o projeto nacional e devolve ao país a capacidade de sonhar coletivamente e ocupar um lugar de respeito na comunidade internacional.
Homenagem a Alan Sanches
Durante a solenidade, o governador prestou homenagem ao deputado Alan Sanches, que faleceu em janeiro após uma parada cardíaca. “Mesmo em campos distintos sempre nutrimos uma relação de respeito mútuo e convivência sincera. Eu sei que a sua presença henriquecia esse parlamento”, afirmou.

