Apesar de alguns casos de meningite confirmados recentemente na Bahia, a quantidade caiu em relação ao ano passado, na mesma época. A coordenadora de Imunização da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), Vânia Rebouças, em entrevista ao Metropole Saúde nesta segunda-feira (22), a meningite é uma doença endêmica em todo o país, portanto, ainda que com vacina, a doença persiste no território nacional. Ela reforçou a necessidade de vacinação e prevenção contra a doença.
“Ela continua no nosso território, tem uma presença importante nesse cenário epidemiológico local, não é uma questão sazonal. Ela permanece durante todo o ano. Precisamos fazer uma chamada para que as pessoas garantam a proteção. Aqui na Bahia, quando a gente vai comparar com o ano passado, tivemos uma redução pequena de casos, mas já tivemos mais de 380 casos confirmados de meningite”, disse a coordenadora.
Vânia Rebouças ainda chamou atenção para os casos de meningite bacteriana, em especial, a meningite meningocócica. De acordo com ela, é necessário ter um cuidado ainda maior com essa condição, pela possibilidade de levar o portador da doença a óbito. “Não é todo mundo que tem, que vai evoluir para óbito. Mas estamos falando de uma doença com possibilidade de agravamento de sequelas para a vida inteira. Também fazemos essa ressalva para casos que evoluem para óbito rapidamente”.
Confira a entrevista na íntegra:

