STF abre credenciamento para acompanhar julgamento de Bolsonaro e aliados

O Supremo Tribunal Federal (STF) vai abrir credenciamento para quem quiser acompanhar o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e de mais sete acusados ligados à tentativa de golpe de Estado. As sessões estão marcadas entre os dias 2 e 12 de setembro, e o julgamento será conduzido pela Primeira Turma da Corte.

A inscrição também vale para advogados de outros réus dos demais núcleos da denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR). O formulário deve ser preenchido online até as 14h de quinta-feira (28), com indicação do dia e horário desejado. A confirmação será enviada até 1º de setembro pelo cerimonial do STF.

Os oito réus do núcleo principal são acusados de crimes como tentativa de derrubar o Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, organização criminosa armada, ameaça com violência, dano qualificado e destruição de patrimônio público. As penas podem ultrapassar 30 anos de prisão.

Além de Bolsonaro, também serão julgados Alexandre Ramagem, Almir Garnier, Anderson Torres, Augusto Heleno, Paulo Sérgio Nogueira, Walter Braga Netto e Mauro Cid, todos ex-integrantes do alto escalão do governo.