Governo Lula rebate declaração de Trump sobre dependência do Brasil

 

Integrantes do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) minimizaram as declarações do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que afirmou que o país norte-americano “não precisa do Brasil”. A informação pelo jornal O Globo.

A avaliação interna é de que a declaração está alinhada à visão de mundo frequentemente expressa por Trump ao longo dos anos. Por isso, o governo brasileiro pretende adotar uma postura cautelosa, aguardando os desdobramentos antes de ajustar possíveis estratégias ou discursos.

A secretária-geral do Ministério das Relações Exteriores, embaixadora Maria Laura da Rocha, destacou que cada etapa será analisada cuidadosamente, com foco em trabalhar nas convergências entre os dois países. “Ele [Trump] pode falar o que ele quiser, ele é presidente eleito dos EUA. Vamos analisar cada passo do governo, mas como somos um povo com fé na vida, vamos procurar apoiar e trabalhar não as divergências, mas as convergências, que são muitas”, respondeu, ao ser questionada por jornalistas durante anúncio da presidência da COP30, no Palácio do Planalto.

A fala de Donald Trump aconteceu horas após a sua posse, durante entrevista a jornalistas. O novo chefe da Casa Branca disse na segunda-feira (20) que seu país “não precisa” do Brasil e da América Latina. “Eles precisam muito mais de nós do que nós precisamos deles. Na verdade, não precisamos deles, e o mundo todo precisa de nós”, disse Trump durante cerimônia em que assinou decretos em seu primeiro dia do novo mandato.