Uefa lança programa para impulsionar futebol feminino europeu

A União das Associações Europeias de Futebol (Uefa) prometeu investir 1 bilhão de euros (R$ 6,1 bilhões na cotação atual) no desenvolvimento do futebol feminino até 2030. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (30).

O objetivo é fortalecer a base, profissionalizar as competições e aumentar o público nos estádios. O programa, chamado “Unstoppable” (Imparável), é o segundo voltado ao futebol feminino, após uma primeira estratégia lançada em 2019.

Para dar continuidade ao crescimento, a Uefa destaca a importância de formar jogadoras, treinadoras e árbitras de qualidade, além de profissionalizar ligas e desenvolver comercialmente as competições. O financiamento virá das receitas de competições e de recursos próprios da Uefa, com apoio a projetos das federações nacionais.

Entre as mudanças previstas, a Liga dos Campeões feminina adotará um novo formato em 2025/2026, inspirado na Champions masculina, com uma fase de liga com 18 equipes que substituem a fase de grupos. A Uefa também planeja lançar uma segunda competição interclubes na próxima temporada, logo após a Eurocopa feminina de 2025. O objetivo é alcançar, até 2030, seis competições profissionais e 5 mil jogadoras no continente.