O médico cardiologista, Dr. Eduardo Novaes, participou do Jornal da Bahia no Ar, nesta sexta-feira (3), contou sobre o processo do projeto Sociedade Brasileira de Experiência do Paciente, que aborda a gestão médica e hospitalar centrado nos pacientes e na experiência das pessoas ao necessitar utilizar o sistema de saúde. Segundo o doutor, “A doença tem uma função pedagógica, onde o ser humano reconhece que é frágil e depende do outro. Isso é transformador”.
O processo surgiu após Dr. Eduardo participar de um curso de pós-graduação com o endocrinologista, Dr. Marcelo Alvarenga, que também participou da conversa. Experiências profissionais e pessoais foram compartilhadas, e ambos resolveram fundar a Sociedade Brasileira de Experiência do Paciente, que de acordo com ele: “Estuda a forma de tratar pessoas, não de doenças”. Em todo o Brasil, o projeto já ouviu mais de 3 mil pacientes.
O médico destaca ainda a importância de ouvir o paciente e conectar à evidência cientifica, e afirma que: “O paciente hoje está conectado, com o Google, por exemplo, e nós [médicos] trazemos evidencia cientifica para mostrar que aquilo faz bem, queremos que o paciente fale como se sente. Estudamos o paciente, a percepção, e o que ele está experimentando quando entra no sistema de saúde”.

