Na presença de Lula, comandante do Exército reafirma defesa eterna dos mais caros ideais democráticos

O comandante do Exército, general Tomás Paiva, reafirmou, nesta sexta-feira (19), que a corporação tem um “eterno compromisso” na defesa “dos mais caros ideais democráticos”. A declaração aconteceu durante a celebração do Dia do Exército, no quartel-general em Brasília, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Paiva leu a Ordem do Dia, exaltando o papel da corporação, como de praxe, mas em um tom menos contundente do que no ano passado, pouco após os ataques golpistas de 8 de janeiro. “A Força Terrestre reafirma o eterno compromisso com a nação brasileira em defesa da pátria e dos mais caros ideais democráticos, mesmo com o sacrifício da própria vida”, declarou.

“Integramos uma instituição de Estado, alicerçada na hierarquia e na disciplina, que se mantém coesa pelo culto a valores imutáveis”, continuou Paiva. O comandante assumiu o posto exatamente após os ataques, quando Lula viu conivência do ex-comandante Júlio César de Arruda com os acampados em frente do mesmo QG da cerimônia desta sexta.

Por intermédio do ministro da Defesa, José Múcio, o presidente tem participado de jantares nas casas dos comandantes e ido a diversos eventos militares. Ações com o intuito de manter uma boa relação com as forças armadas.