O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse, nesta segunda-feira (17), que “só os venezuelanos podem resolver o problema do país”. A fala foi feita em Bruxelas, na Bélgica, durante reunião da Cúpula de Estados Latino-americanos e caribenhos (Celac) com a União Europeia.
A conversa marcou uma tentativa de diálogo entre a oposição, representada por Gerardo Blyde, e a bancada da base, que contava com a vice-presidente da Venezuela, Delcy Rodríguez, participando deste encontro. Segundo o jornal O Globo, no evento foi sugerido que o país realize uma eleição em 2024, proposição que foi endossada pelo presidente Lula, ao opinar pela necessidade de um processo internacionalmente reconhecido.
Apesar desta tratativa em Bruxelas, na semana passada o presidente da Assembleia Nacional da Venezuela, José Rodríguez, disse que o país não vai autorizar observadores da União Europeia no próximo pleito. Em 2021, esse tipo de análise foi permitida pelo governo Maduro, o que levou o bloco a emitir 23 recomendações de avanço no processo eleitoral venezuelano.