A Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) vai promover uma oficina para elaboração do Plano Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência. A atividade reunirá de representantes de órgãos municipais e da sociedade civil que atendem pessoas com deficiência de Salvador na próxima segunda-feira (10), a partir das 13h, no auditório da sede do órgão, no Comércio.
Segundo o secretário da Sempre, Júnior Magalhães, o documento é de extrema importância para promover a inclusão e garantir os direitos das pessoas com deficiência na capital baiana. “Estamos empenhados em elaborar um plano abrangente e participativo, que leve em consideração as necessidades e demandas dessa parcela da população. Por meio dele, buscamos promover a igualdade de oportunidades, emprego e renda e acessibilidade. É fundamental que todos os setores da sociedade estejam envolvidos nesse processo, para que juntos possamos construir uma Salvador mais inclusiva para todos”.
De acordo com Daiane Pina, diretora de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência (UPCD) da Sempre, o plano é um pedido antigo e faz parte do Planejamento Estratégico da administração municipal. “Vamos reunir as organizações ligadas ao atendimento de pessoas de todas as deficiências – visual, intelectual, Síndrome de Down e física – além de membros do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Comped)”, declara.
Etapas – O plano foi dividido em etapas, sendo a primeira iniciada com um encontro em abril deste ano, seguida de um período onde foi disponibilizado um formulário virtual indicando os eixos temáticos a serem trabalhados. “A partir disso, dividimos os eixos por oficinas, onde trazemos temas específicos, como acessibilidade e mobilidade e emprego e renda. Em breve, teremos oficinas para tratar de questões da saúde, educação, cultura, esporte e lazer”, completa Daiane.
Após a elaboração, estão previstas duas audiências públicas e abertura de consulta do documento para a população, avaliação das propostas pela Sempre e aprovação final. O plano concluído vai ajudar a ampliar as políticas públicas, garantindo os direitos para pessoas com deficiência no município. “Este plano será construído com eles e para esses cidadãos, respeitando a máxima que eles usam ‘Nada sobre nós, sem nós’. A participação deles é fundamental, para legitimar as políticas que serão feitas a partir desta conquista”, finaliza a diretora.
Foto: Jefferson Peixoto/Secom