Juazeiro está representada na 17ª Conferência Nacional de Saúde em Brasília

Juazeiro elegeu quatro delegados que já estão em Brasília (DF) representando o município e o estado da Bahia na 17ª Conferência Nacional de Saúde (CNS). A etapa nacional teve início neste domingo (02) e traz o tema “Garantir direitos, defender o SUS, a vida e a democracia – Amanhã vai ser outro dia!”. De acordo com a organização, são mais de seis mil representantes da sociedade civil, entidades, fóruns regionais, movimentos sociais e organizações que vão debater as políticas públicas e propostas que vão nortear as ações e decisões do Governo Federal para o SUS nos próximos anos.

Com o eixo temático “O Brasil que temos. O Brasil que queremos”, os delegados Beatriz Lopes (Gestão), Josiele Ferreira (Trabalhador em Saúde), Mineia Clara dos Santos (Usuário) e Domingos Sérgio de Sousa (Usuário) participaram das plenárias nesta segunda-feira (03) e no período da tarde, dos debates. O evento vai acontecer até a próxima quarta-feira (5) no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB).

A nutricionista Beatriz Lopes, gerente de assistência nutricional da Secretaria de Saúde (Sesau) / Prefeitura de Juazeiro, e que representa os gestores em saúde, informou que na etapa estadual foram debatidas cerca de 130 propostas dentro dos quatro eixos temáticos apresentados na conferência estadual e algumas foram selecionadas para a etapa nacional. “Todas as propostas apresentadas pelos municípios participantes contemplam os avanços que esperamos na saúde em geral”, avaliou.

Preparatórias

As etapas preparatórias da 17ª edição contaram com mais de 2 milhões de participantes em todo Brasil. São mais de quatro mil delegados que vão deliberar sobre 31 diretrizes e 329 propostas elaboradas em conferências municipais, estaduais e conferências livres. O resultado da etapa nacional será contemplado no próximo ciclo de planejamento da União, servindo de subsídio para a elaboração do Plano Nacional de Saúde e Plano Plurianual de 2024-2027.

Mapa Colaborativo dos Movimentos Sociais em Saúde


Durante a conferência, o Ministério da Saúde, em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) CNS, vai lançar o Mapa Colaborativo dos Movimentos Sociais em Saúde. O mapa é uma plataforma coletiva e interativa que reunirá iniciativas práticas e saberes dos movimentos sociais no campo da saúde. O objetivo é que a ferramenta seja uma fonte para construção de redes colaborativas sobre políticas públicas. Os representantes dos movimentos sociais já podem cadastrar suas iniciativas e fazer parte deste projeto – movimentossociaisemsaude.net.br/node/add/cadastro_mss

Etapas regionais

No mês de março foi realizada a Conferência Municipal em Juazeiro, organizada pelo Conselho de Saúde, junto a Secretaria de Saúde (Sesau). Em junho, os delegados eleitos participaram da etapa estadual onde foram eleitos novos delegados para a etapa nacional.