Neste domingo (25) o Concurso de Quadrilhas de Sento-Sé encantou o público com apresentações que trouxeram animação, história, tradições e cultura. O evento, que aconteceu na Travessa Juvêncio Alves (em frente à sede da prefeitura), foi concorrido por cinco grupos, divididos em duas modalidades: tradicional e estilizada, que se apresentaram com performances vibrantes e emocionantes.
O evento iniciou com a apresentação das quadrilhas tradicionais: Arraiá Dona Matuta Jayro CPM e a Quadrilha Peltier, que emocionaram o público ao rememorar a riqueza cultural do nosso nordeste com apresentações repletas de força, cultura e resistência. Em seguida, foi a vez das quadrilhas estilizadas enaltecerem a riqueza da cultura nordestina. Com muito brilho e glamour os grupos: Pajuca, Junina Jayro e Junina Tombador, apresentaram tradições diversas das quadrilhas juninas, como casamento, pé de serra, xaxado e muito mais.
Após as emocionantes apresentações, chegou o momento de premiar os vencedores. No grupo das quadrilhas tradicionais a equipe Peltier conquistou o primeiro lugar e em segundo lugar ficou a quadrilha Arraiá Dona Matuta Jayro CPM. No grupo de quadrilhas estilizadas a Junina Tombador foi a primeira colocada, em segundo lugar a Pajuca e em terceiro a Junina Jayro. Todas as colocadas receberam premiação em dinheiro, além de troféus.
Na avaliação da prefeita do município, Ana Passos, o sucesso do Concurso só foi possível graças ao empenho e colaboração de diversos profissionais e do povo sentoseense. “A gerência municipal de cultura e várias outras secretarias municipais desempenharam um papel fundamental para conseguirmos realizar esse importante e tradicional evento cultural para o nosso povo. O legado que conseguimos deixar a cada ano com essa celebração continuará inspirando futuras gerações a valorizarem e preservarem suas tradições culturais. O nosso Concurso de quadrilhas é um exemplo de como a cultura popular pode unir pessoas, promover a diversidade e fortalecer a identidade de uma comunidade”, afirmou Ana Passos.
O gerente municipal de cultura, Aedson Nascimento, agradeceu e parabenizou a todos os grupos que se apresentaram no Concurso. “Com a energia, talento e dedicação, todos eles contribuíram para enriquecer e fortalecer a cultura nordestina, preservando tradições e promovendo momentos de alegria e emoção para a comunidade. O Concurso foi muito mais do que uma simples competição. Foi um evento que trouxe à tona a história, a resistência e as tradições do povo nordestino”, disse.
Encerrando o evento a quadrilha convidada, ‘Xamego Bom’ que veio de Sobradinho, mostrou um pouco da sua alegria e teve ainda o show musical de Pedro Luca que animou os participantes com muita música e forró.
PREMIAÇÃO:
QUADRILHAS TRADICIONAIS
1º Lugar: Quadrilha Peltier
2º Lugar: Arraiá Dona Matuta Jayro CPM
Melhor Casal de Noivos – Quadrilha Peltier
Melhor Marcador – Arraiá Dona Matuta Jayro CPM
Melhor Repertório – Arraiá Dona Matuta Jayro CPM
Quadrilha mais Animada – Arraiá Dona Matuta Jayro CPM
QUADRILHAS ESTILIZADAS
1° Lugar: Junina Tombador
2° Lugar: Pajuca
3° Lugar: Junina Jayro
Melhor Casal de Noivos – Pajuca
Melhor Casa de Rei e Rainha – Junina Tombador
Melhor Casal de Cangaceiros – Pajuca
Melhor Marcador – Junina Jayro
Melhor Repertório – Pajuca