Em Salvador, Prefeitura vai contratar 42 ex-estagiários por meio do programa Nossos Talentos

A Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal de Gestão (Semge), iniciou nesta segunda-feira (12) a contratação de 42 ex-estagiários por meio do programa Nossos Talentos. A iniciativa, que tem por objetivo a continuidade da experiência profissional do estagiário na gestão pública municipal, foi apresentada no Teatro Gregório de Mattos, no Centro Histórico, com a participação do prefeito Bruno Reis, da vice-prefeita, Ana Paula Matos, e do titular da Semge, Rodrigo Alves, dentre outras autoridades municipais.

Do total de 42 vagas ofertadas pelo programa, 21 serão preenchidas por ex-estagiários de ensino médio e outras 21 pelo nível superior. Delas, 20 foram preenchidas já nesta segunda-feira. Lembrando seu início na vida profissional como estagiário da Câmara Municipal de Salvador, o prefeito ressaltou a importância do programa para o incentivo ao desenvolvimento profissional dos estagiários que passam pela gestão municipal.

“A vida dos jovens em nossa Prefeitura começa de várias formas. Seja como jovem aprendiz ou estagiário. Seja de nível médio ou superior, esses vínculos têm um prazo determinado. Hoje temos mais de mil jovens estagiando diretamente na Prefeitura, e vamos ter mais 1.500 convocados somente para a Educação. São pessoas que começam a vida profissional no ambiente de gestão pública e, quando terminam os vínculos, muitos talentos são perdidos”, disse.

“Chegamos à conclusão de que são talentos que precisamos reter para que continuem contribuindo com a administração municipal. Portanto, estamos empossando esses 42 cargos, sendo que 20 deles já serão preenchidos hoje, ficando o restante para os próximos meses, de modo que tenham novamente a oportunidade de contribuir com a gestão”, acrescentou o prefeito.

O titular da Semge explica o processo de preenchimento das vagas. “A Semge possui um programa para contratação de estagiários de nível médio e nível superior. Havia, entretanto, uma demanda em relação às pessoas que terminavam seus estágios na Prefeitura. Então, buscamos uma solução para integrar essas pessoas que haviam perdido o vínculo com o município. Daí surgiu o Programa Novos Talentos, que disponibiliza 42 vagas. Destas, 21 são para ex-estagiários de nível médio, e 21 para os de nível superior. É uma oportunidade ímpar para o início da vida profissional dessas pessoas, que poderão trabalhar enquanto aprendem, e aprender enquanto trabalham”, contou.

Nossos Talentos – O programa Nossos Talentos foi instituído pela Lei Municipal 9.508/2020, e permite o acesso de profissionais que realizaram o estágio na Prefeitura pelo período mínimo de um ano.

Na cerimônia desta segunda-feira, os primeiros 20 egressos do programa de estágio tomaram posse. O próximo passo será um treinamento na Semge, para que, em seguida, sejam distribuídos para outras secretarias do município, empossados em cargos comissionados. Essa é a primeira convocação, cujo vínculo tem prazo de dois anos. Em seguida, novos egressos serão empossados.

A seleção dos candidatos ocorreu a partir da escolha de ex-estagiários que reuniram requisitos estabelecidos pela Semge, em edital. Todos os selecionados passaram por dinâmica de grupo e entrevista individual.

Adriane Moreno, 24 anos, é egressa da Secretaria de Comunicação (Secom), e destaca a importância da experiência que teve, e de poder retornar. “Foi um período incrível, que me deu muita noção de como funcionam as coisas na gestão municipal. Estou feliz e ansiosa para iniciar esta nova jornada”, disse.

O mesmo aconteceu com Camila Santos, de 23 anos, formada em enfermagem, e que estagiou na Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Ela acredita que a nova oportunidade vai agregar bastante em sua carreira. “Tive uma experiência grandiosa na parte administrativa, e hoje espero ter uma imersão ainda maior na minha área, com essa convocação”, afirma.

A vice-prefeita Ana Paula Matos lembrou que a Prefeitura é um espaço para descoberta e fortalecimento de jovens talentos. “Temos aqui um celeiro de jovens talentos. Essa é uma de nossas missões: ajudar a construir uma cidade mais justa para os seus cidadãos e, sobretudo, uma Prefeitura que cuida dos seus profissionais e sempre está em busca destes novos talentos. É preciso trabalhar da maneira mais correta e ética possível, ajudando, escutando e agindo sempre com muito respeito. O legado está nas coisas grandes e pequenas. Não adianta ser o primeiro num concurso, se não for a melhor pessoa possível para os outros”, salientou.