Vereador Claudio Tinoco cobra transparência do governo estadual sobre a ampliação do metrô até a Barra

O vereador Claudio Tinoco (União Brasil) cobra maior transparência do governo do estado da Bahia em relação à obra de expansão do metrô até a Barra. A expansão do modal, anunciada pelo governador Rui Costa em 2019, tinha como primeiro passo a construção de uma estação de metrô no Campo Grande, com previsão de entrega em 2022, o que não ocorreu.

Autor das leis municipais da transparência em obras públicas e de acesso à informação, o vereador destacou a importância da transparência para a participação cidadã e a fiscalização do governo. Tinoco ressaltou que é fundamental que a população tenha acesso a informações claras sobre o andamento da obra e os prazos estabelecidos.

“A falta de transparência compromete a confiança da população e dificulta a participação ativa dos cidadãos nas decisões que afetam diretamente suas vidas. É fundamental que o governo estadual seja transparente em relação à obra de expansão do metrô e forneça informações precisas sobre os prazos e o andamento dos trabalhos”, afirmou o vereador.

Em 2019, o então governador Rui Costa anunciou em seu podcast Papo Correria que a estação de metrô do Campo Grande seria inaugurada até o final de seu mandato. Para avaliar a viabilidade da obra, foram contratados estudos topográficos, geotécnicos e sondagens.

O vereador destacou que o acesso à informação tem sido negado à imprensa, como foi o caso do jornal Aratu nesta terça-feira (30), que não obteve dados sobre o resultado do estudo de viabilidade e o status da obra. Ao Aratu o governo informou que não há previsão de início das intervenções nem novidades sobre a licitação. Diante desse cenário, o vereador Claudio Tinoco cobra mais transparência do governo do estado da Bahia.

Tinoco ressaltou a necessidade de menos propaganda e mais trabalho por parte do governador, destacando que a falta de transparência prejudica a discussão dos impactos da obra e dificulta o envolvimento da população no processo decisório.

“O governo do estado da Bahia deve revelar informações claras e precisas sobre a obra de ampliação do metrô para a Barra, a construção da estação de metrô no Campo Grande, proporcionando transparência e participação popular nesse importante projeto para a cidade de Salvador. Precisamos de uma resposta do governo do estado, nem que seja afirmando que não há viabilidade técnica para a instalação do metrô no local”, opinou.