Saiba como controlar a ansiedade

Saiba controlar a ansiedade e viva melhor

0
217
Foto|Pixabay

Um dos maiores problemas das pessoas atualmente é a chamada ansiedade e tem causado depressão e doenças mais graves. O que fazer diante de um mundo cada vez mais rápido e exige as coisas com determinada precisão em que estimula a ansiedade? Iremos tentar explicar maneiras de controlar a ansiedade que nos faz viver com sérios problemas.

A ansiedade caracteriza-se por sintomas de pavor, medo, mal-estar, desconforto e um pessimismo enorme quanto ao que lhe rodeia. A pessoa com ansiedade espera sempre o pior de tudo. Existem diversas formas de ansiedade e, de igual modo, diversas maneiras de trata-la! A questão da obesidade de algumas pessoas está justamente no alto nível de ansiedade, pois, acaba gerando uma vontade incontrolável de comer. Portanto, pessoas com ansiedade possuem forte inclinação a obesidade.

Vamos desenhar situações e tentar indicar algumas maneiras de controlar a ansiedade e tentar ser mais feliz. Todas as dicas que iremos apresentar tem como finalidade demonstrar que podemos viver menos ansiosos e viver melhor. A ansiedade é um mal que pode ser combatido de maneira simples e com atitudes que irão te fazer sentir-se mais uma pessoa mais leve.

O estresse que se acumula em nós é fruto desta ansiedade descontrolada que vai aos poucos ganhando proporções gigantescas. É possível sermos felizes com menos ansiedade e viver saudável. Temos nos preocupado muito até com as coisas que não são para serem motivo de preocupação. É possível vencer e chegar a um determinado patamar. Controlar a ansiedade é uma questão de atitude e gerenciamento. Quando não somos capazes de gerenciar sentimentos e conflitos facilmente poderemos ser arrastados para perder grandes e importantes momentos da vida.

Esportes

A primeira grande aliada no combate a ansiedade é a prática esportiva, pois, conseguimos controlar a adrenalina e mantermos focados em algo. É no esporte que conseguimos quebrar o pouco aquela sensação de que algo poderá dar errado e aquela vontade de esperar pelo que nem está vindo! Praticar esportes é uma excelente saída para ser mais saudável psíquica e emocionalmente.

Quando ficamos presos ao sedentarismo de uma vida apática nem sempre conseguimos focar o que realmente interessa. Conheço muitas pessoas que possuem quase aversão ao esporte e não fazem caminhadas, não jogam um futebol, exercício ao ar livre, pedalar, enfim, diversas formas de esportes. Particularmente prefiro pedalar ou correr, mas existem quem prefere jogar basquete, futebol, vôlei, entre outros.

Camping

A prática de camping no Brasil ainda é muito tímida, mas podemos perceber que muita gente possui esta cultura. Acampar foi muito bem para a saúde psicológica de qualquer pessoa, haja vista, que você passa a ter um contato muito próximo da natureza e das boas energias que essa emana. Pesquisas indicam que pessoas que acampam vivem menos estressadas e podem gerenciar melhor conflitos no dia a dia. É importante que uma atividade campestre exige um pouco de pesquisa sobre onde e como ficar. Uma atividade de camping não programada poderá acarretar mais estresse.

Leitura e música clássica

Quando você ler um bom livro ao som de uma música clássica consegue relaxar mais e acalmar seus anseios descontrolados. A ansiedade só pode ser combatida com coisas que lhe façam focar o pensamento. Ler e ouvir boa música provoca a atenção e faz seu cérebro exercitar com algo que não seja inerente a rotina.

Existem leituras especiais que com o enredo provocante seguram e prendem nossa atenção e isso provoca o bom estímulo da mente. Uma das formas de eliminar estresse e controlar a ansiedade facilmente. O bom é que elevamos nossa cultura e vamos nos tornando mais saudáveis psicologicamente.

Alimentação “anti-ansiedade”

Este termo “anti-ansiedade” é interessante devido ser uma construção baseada no silogismo. Existem alimentos que ajudam no combate a ansiedade e, logo, são alimentos anti-ansiedade. Entre estes alimentos destacam-se os que são fontes de aminoácidos, entre eles triptofano, taurina e glutamina. O triptofano é comum em chocolate e na banana. Ressalta-se que deve ser bem controlado esse uso de chocolate por exemplo. Podemos ir da dependência a obesidade se nos entregarmos ao gosto excessivo de chocolate. Como o índice de ansiedade é grande atualmente deve ser por igual motivo que os chocólatras também estão por aí aos milhares.

Conclusão

A ansiedade é muito difícil e pode fazer com que você se torne uma pessoa muito doente psicologicamente e de difícil convivência. Deste modo, é necessário que se faça pequenas atitudes para conseguir alcançar o que se deseja: felicidade! A inimiga do homem contemporâneo é a ansiedade e a cada dia aumenta o número de pessoas que são vítimas deste acarretamento. Procure se gerenciar e submeter-se a alguma destas dicas que serás muito feliz!

Deixar resposta